De mulher para mulher: brasileiras pedem à presidente eleita um futuro melhor para suas famílias
08/12/2010

Movimento “Carta de um brasileiro” chega a Ribeirão Preto onde foi recebido pela prefeita. Ao longo do trajeto, os mais variados pedidos estão sendo feitos, para integrar documento que será entregue à presidente eleita Dilma Rousseff, no dia 1º de janeiro, em Brasília.

Mais de 350 km percorridos a pé, desde a saída em 21 de novembro de São Paulo, rumo a Brasília. Nesta segunda-feira, 6 de dezembro, o professor de comunicação social Backer Ribeiro Fernandes chegou em Ribeirão Preto, onde foi recebido pela prefeita Dárcy Vera (foto acima), que incluiu no rol de solicitações a serem entregues à presidente eleita, Dilma Rousseff, uma universidade federal para sua cidade.

 

Ao longo de sua caminhada - que já passou por Jundiaí, Campinas, Americana, Limeira, Araras, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Santa Rita e São Simão -, Backer recebeu os mais variados pedidos de brasileiros e brasileiras. Há algo em comum naqueles oriundos das mulheres: a maioria pede à presidente um futuro melhor para sua família. “Os pedidos não se restringem a questões pontuais da atualidade, mas à construção de uma infraestrutura familiar que garanta melhores condições de vida para as futuras gerações”, explica Backer.

São pedidos de “mulher para mulher”, feitos por mulheres de diferentes classes sociais. Valdirene da Silva (foto ao lado), comerciante de Pirassununga, quer melhorias na saúde pública, melhor atendimento e rapidez na marcação de consultas.

Já Roseli Soares, de Leme, está mais preocupada com a geração de empregos. Viúva, mãe de quatro filhos, vive com a pensão de R$ 500 e mais R$ 200 que consegue levantar vendendo sorvetes. Para ela, o fundamental é ter uma renda fixa mensal que garanta o sustento da família.

Para a funcionária pública Walquiria Prado, de Porto Ferreira, mãe de dois filhos adolescentes, a questão de moradia é uma prioridade, “um lar bem estruturado é fundamental para a redução da criminalidade entre os jovens”. Para a dona de casa Ana Maria, de Ribeirão Preto, quer melhor infraestrutura nos bairros, como: centros esportivos, espaços de lazer e creches, além de melhores condições de moradia para seus cinco netos.

As reivindicações a serem entregues na “Carta de um brasileiro” podem também ser encaminhadas diretamente pelo site do movimento www.cartadeumbrasileiro.com.br, onde o internauta pode conferir outros pedidos já feitos, por pessoas de todos os Estados brasileiros.



Carta de um brasileiro” já percorreu mais de 200 km a pé
30/11/2010

Professor universitário completa uma semana de caminhada entre São Paulo e Brasília para entregar carta à presidente eleita.

Três horas de caminhada pela manhã, percorrendo em média 15 km, parada para almoço e mais 15 km no período da tarde. As pausas são apenas para entrevistas e conversas com a população. Assim tem sido a rotina do professor de comunicação social Backer Ribeiro Fernandes, que segue a pé de São Paulo a Brasilia para entregar à presidente Dilma a “Carta de um brasileiro”. Até o momento, ele já andou mais de 200 km.

Apesar de preparado, o professor entende que caminhar bastante exige um processo de adaptações “a estrada em si tem desníveis, o que faz com que o corpo fique mais inclinado do que numa caminhada comum”, explica. Fora isso, as diferenças climáticas  também alteram o desempenho do indivíduo, conta ele. “Escolhemos começar a andar mais cedo, às oito da manhã, porque o sol é menos forte”

Backer começa agora a ganhar massa muscular o que o fez engordar um quilo. “Bebo líquidos a cada quinze minutos, como me recomendou minha nutricionista. Pode ser água de coco, água mineral, maltodextrina, suco, tanto faz. O importante é repor líquido a todo momento. Devo terminar a caminhada do dia com os mesmos quilos que estava quando iniciei. Se percebo que perdi, reponho em líquido”, conta ele.

Contatos com o médico, nutricionista e preparador físico acontecem por telefone. A caminhada tem sido tranquila e ainda não foi preciso trocar de tênis, mas segundo recomendações do preparador físico Vanderlei Carlos Severiano, mais conhecido como “Mestre Branca”, serão mais de três até o final do trajeto, dia 1º de janeiro em Brasília.

Tal esforço é parte do projeto “Carta de um brasileiro”, movimento que partiu de São Paulo no dia 21 de novembro rumo ao Distrito Federal com o objetivo de recolher cartas, pedidos e reivindicações do povo ao longo do caminho para entregar a presidente eleita Dilma Rousseff no dia da posse. Os brasileiros podem fazer seus pedidos pessoalmente para o professor ou pelo site www.cartadeumbrasileiro.com.br, além de acompanhar a caminhada pelas redes sociais como Facebook, Orkut e Twitter.

O endereço online oferece também os resultados da pesquisa desenvolvida pelo IBOPE no mês de outubro, onde foi perguntado a 2002 de 140 municípios de todo o país: “se você pudesse se encontrar com o presidente eleito por apenas 5 minutos, o que você pediria a ele para si mesmo?”. As respostas destacaram a saúde como preocupação nacional e a educação como top of mind.

“Carta de um brasileiro” é um movimento desvinculado de partidos ou instituições oficiais que busca criar uma nova forma de participação popular na política. O movimento busca dar voz a todo e qualquer cidadão que queira se posicionar diante do novo governo, fazendo do Brasil um país que entende que o papel dos individuos vai além das urnas.



Brasileiros fazem pedidos a Dilma Rousseff durante caminhada para Brasília
25/11/2010

“Carta de um brasileiro” já percorreu mais de 100 km ouvindo os pedidos da população para o país.

Mais saúde, mais educação e mais emprego têm sido os temas mais repetidos pelos brasileiros ao professor de comunicação social Backer Ribeiro Fernandes, que entregará à presidente eleita, no dia 1º de janeiro, em Brasília, um documento reunindo os desejos do povo. Já foram percorridos até agora mais de 100 km a pé desde o último domingo, quando partiu de São Paulo, na caminhada intitulada “Carta de um brasileiro”, movimento apartidário que está coletando as vontades da população.

Também estão sendo feitas solicitações mais específicas, como a de uma aluna da Unicamp de 21 anos que pediu à presidente que reveja as políticas de adoção no país, ou da ONG Gaia de Campinas que pediu mais espaço para serem discutidas políticas públicas com o governo e que este seja mais parceiro.

As reivindicações também podem ser registradas diretamente no site www.cartadeumbrasileiro, como fez Manoel Joaquim dos Santos de Uberlândia (MG): “Que a presidente eleita, Exma. Dilma Rousseff, faça um governo voltado para todos; mas é de suma importância que, para as classes menos abastadas, a saúde e a educação sejam prioridades. Temos que resgatar o papel da família no que se refere a educação (pessoal) dos filhos”.

No site, o internauta pode conferir todos os pedidos já feitos online, organizados por estados, além de poder acompanhar o trajeto da caminhada, as datas em que o movimento passa em cada cidade e os links para redes sociais como Twitter, Facebook e Orkut, que estão sendo atualizadas constantemente. A internet, segundo o professor Backer, tem papel importante para ajudar o movimento a ganhar dimensão, além de mostrar o poder que a tecnologia pode exercer nesta corrida por um país melhor.

O endereço online oferece também os resultados de uma pesquisa desenvolvida especialmente para o movimento e realizada pelo IBOPE no mês de outubro, quando foi perguntado a 2002 pessoas de 140 municípios de todo o país: “Se você pudesse se encontrar com o presidente eleito por apenas 5 minutos, o que você pediria a ele para si mesmo?”. As respostas destacam a saúde como preocupação nacional e a educação como top of mind.

“Carta de um brasileiro” é um movimento desvinculado de partidos ou instituições oficiais que busca criar uma nova forma de participação popular na política, dando voz a todo e qualquer cidadão que queira se posicionar diante do novo governo.  “Nosso papel como cidadãos pode ir além do exercício do voto nas urnas”, afirma Backer Fernandes.

Melhora na saúde é importante para o brasileiro – A pesquisa do IBOPE, disponível na íntegra no site, revela que 56% dos brasileiros pedem à presidente eleita melhoria na área de saúde, construindo mais hospitais e postos de atendimento, aumentando o número de médicos e de equipamentos nos hospitais, reduzindo as filas e o consequente tempo de espera, e treinando os funcionários para um atendimento mais cordial. 

Sobre o idealizador do projeto – Backer Ribeiro Fernandes, 43 anos, é paulista e comunicador. Doutorando e professor conferencista da ECA/USP, mestre pela Universidade Metodista de São Paulo, relações públicas formado pela Faculdade Cásper Líbero. Professor do curso de Relações Públicas da FAAP (SP) e da Pós-Graduação (Lato Sensu) em Comunicação Empresarial e Marketing Institucional da Universidade Metodista e da Universidade Braz Cubas. Diretor da Communità, consultoria especializada em comunicação para a sustentabilidade. "Carta de um brasileiro" é resultado de um projeto desenvolvido por Fernandes junto a outros comunicadores, que teve início em 2007.



Saúde é preocupação nacional segundo “Carta de um brasileiro”
23/11/2010

Pesquisa do IBOPE Inteligência desenvolvida para o movimento popular perguntou à população o que pediria ao futuro presidente

A pedido do movimento “Carta de um brasileiro”, o IBOPE Inteligência perguntou a 2002 pessoas de 140 municípios do Brasil:  “Se você pudesse se encontrar com o presidente eleito por apenas cinco minutos, o que você pediria a ele para você mesmo?”. As respostas destacam saúde e emprego como prioridade nacional.
O levantamento, que ouviu maiores de 16 anos, de todas as classes sociais, entre 15 e 18 de outubro revela que 56% dos entrevistados pedem à presidente eleita melhoria na área de saúde, com mais hospitais e postos de atendimento, um aumento no número de médicos e de equipamentos nos hospitais, e a redução das filas e tempo de espera, além de mencionarem uma melhoria no treinamento de funcionários para um atendimento mais cordial.

Já emprego fica em primeiro lugar das menções espontâneas num total de 36% dos votos, o que segundo o professor Backer Fernandes Ribeiro, idealizador do movimento “Carta de um brasileiro”, levanta uma questão importante: “a taxa de desemprego é a mais baixa quando comparada com a série histórica, algo em torno de 7 a 8%. Isso indica que o problema não está em encontrar emprego, mas sim na qualificação do trabalhador, já que o Brasil está precisando e tem importado mão-de-obra qualificada”.

Laure Castelnau, diretora executiva de marketing e novos negócios do IBOPE Inteligência, acrescenta que o resultado indica, uma preocupação nacional com a manutenção do emprego, atingindo todas as regiões, classes sociais, níveis de escolaridade e renda. “Há uma insegurança em relação ao futuro, e não é somente com a oferta de emprego, mas também com a segurança da empregabilidade em termos duradouros, incluindo perspectivas de carreira”, explica.

São citados também a melhora na educação e a garantia de segurança, que aparece com 41% do total de menções, mas segundo Laure são “pedidos” mais lineares, ou seja, importante para todos, de forma mais homogênea.

Além da pesquisa, disponível na íntegra pelo site www.cartadeumbrasileiro.com.br, os cidadãos brasileiros podem fazer seus pedidos para a presidente eleita tanto em mãos por onde a equipe de “Carta de um brasileiro” passar, quanto virtualmente pelo site do movimento.

O movimento "Carta de um brasileiro" partiu no último domingo (21 de novembro) de São Paulo em caminhada rumo a Brasília, para entregar no dia 1º de janeiro, na posse de Dilma Rousseff, o documento com as principais reivindicações da população brasileira.



Caminhada de São Paulo a Brasília exige intenso preparo físico e acompanhamento profissional
14/11/2010

Médico do esporte, nutricionista e preparador físico supervisionam “atleta” que vai levar “Carta de um brasileiro” à nova presidente da República

Alimentação balanceada, suplementos vitamínicos e preparação física reforçada têm feito parte da rotina do professor universitário de comunicação social Backer Ribeiro Fernandes, 43 anos, que no dia 21 de novembro parte de São Paulo rumo ao Distrito Federal para entregar à presidente eleita, no dia 1º de janeiro, uma carta com as principais reivindicações da população brasileira.

Serão mais de mil quilômetros percorridos em 40 dias, que integram a manifestação popular “Carta de um brasileiro”, movimento desvinculado de partidos políticos ou instituições oficiais que tem como objetivo reunir “pedidos” da população e transformá-los em um documento.
Para enfrentar o desafio, um médico especialista em esporte, uma nutricionista e um preparador físico têm supervisionado a rotina do professor, para que ele possa cumprir a maratona de mais de 30 quilômetros diários. “Fiz todos os exames exigidos, que vão de análises clínicas a ultrassonografia e ergoespirometria, além de treinar diariamente, faça chuva ou faça sol”, descreve Backer, que conta com a orientação minuciosa do médico Milton Mizumoto.

Além disso, a nutricionista Regina Célia da Silva o orienta em relação aos cuidados alimentares e suplementos vitamínicos. “Ele deve priorizar a hidratação todo o tempo, principalmente nas áreas mais quentes”, explica a profissional. “Os carboidratos são muito recomendados e devem fazer parte de 80% da alimentação”, completa.

O preparador físico Vanderlei Carlos Severiano, mais conhecido como “Mestre Branca” (foto ao lado), também tem feito sugestões, como a de fazer aquecimentos diários de pelo menos dez minutos, bem como alongamento para relaxar os músculos após cada caminhada, além de recomendar a troca de tênis semanalmente.

“Não basta correr ou fazer esportes regularmente, como é o caso de Backer. Uma longa caminhada exige um condicionamento físico especial”, explica o professor de educação física.

Durante o trajeto, a equipe de “Carta de um brasileiro” vai receber manifestações em mãos, assim como pelo site www.cartadeumbrasileiro.com.br, onde é possível também encontrar uma pesquisa desenvolvida pelo Ibope para a elaboração inicial do documento. No período de 15 a 18 de outubro, foram entrevistadas 2002 pessoas em 140 municípios brasileiros, com a pergunta “Se você pudesse se encontrar com o presidente eleito por apenas 5 minutos, o que você pediria a ele para você mesmo?”

As respostas já obtidas, acrescidas às que serão recebidas nas próximas semanas, vão embasar a elaboração da carta. Backer Fernandes será também acompanhado por uma equipe de cinco profissionais que vão registrar em vídeo, postar informações no site e alimentar as redes sociais como Twitter e Facebook. Segundo o professor, a ideia é que as pessoas se identifiquem com a proposta e vejam nela uma oportunidade de auto-expressão, uma forma de manifestação espontânea que criaria uma nova cultura de participação.


“Carta de um brasileiro” vai passar por 27 cidades ao longo de sua caminhada
10/11/2010

Movimento parte de São Paulo no próximo dia 21 de novembro para levar carta à presidente eleita com as manifestações da população brasileira.

Um homem, 27 cidades, mais de mil quilômetros de caminhada, e um objetivo: entregar uma carta à presidente eleita. "Carta de um brasileiro" é um movimento que vai reunir as principais reivindicações da população e transformá-las em um documento. Para tal, o professor universitário de comunicação social Backer Ribeiro Fernandes irá caminhar de São Paulo a Brasília, com partida no próximo dia 21 de novembro, criando uma oportunidade para discutir a iniciativa e receber manifestações
espontâneas.

Tanto em mãos quanto virtualmente - www.cartadeumbrasileiro.com.br - os brasileiros poderão entregar seus pedidos para a equipe de “Carta de um brasileiro”. Prefeituras e veículos locais serão contatados ao longo do trajeto de forma que a população saiba onde está o movimento e a que momento o professor Backer passará em cada cidade. Ele deve caminhar de 30 a 40 quilômetros por dia. O trajeto previsto está disponível no site, mas a definição dependerá da própria repercussão que o movimento tiver em cada local.

Desvinculada a qualquer partido político ou instituição oficial, o projeto surgiu de um grupo que enxergou nas eleições de 2010 uma oportunidade para criar uma nova forma de participação popular além do exercício do voto, em que os desejos e pedidos de cada cidadão possam chegar diretamente ao próximo governante.

Para dar início ao projeto, a equipe conta com os dados de uma pesquisa realizada pelo IBOPE no período de 15 a 18 de outubro, com amostragem de 2002 pessoas em 140 municípios, em que foram questionadas: “Se você pudesse se encontrar com o presidente eleito por apenas 5 minutos, o que você pediria a ele para você mesmo?”

A esse levantamento inicial serão agora acrescidas as opiniões e manifestações dos internautas no site www.cartadeumbrasileiro.com.br. “O resultado da pesquisa e da consulta on line irá nortear o conteúdo da carta, constituindo-se num documento valioso que poderá contribuir com o planejamento das ações sociais do futuro governo”, comenta Fernandes.

Entre as cidades a serem visitadas estão Campinas, Limeira, São Joaquim da Barra, Uberaba, Catalão e Cristalina. Em cada uma delas, o projeto “Carta de um brasileiro” estará acompanhado por uma equipe, que será responsável por ajudar na coleta dos pedidos e postar informações e fotos no site do movimento, além de alimentar as redes sociais como Twitter e Facebook. “Esperamos que as pessoas se identifiquem com a proposta e se manifestem, criando uma nova cultura de participação política”, diz o professor.

“A mobilização das cidades, mídias sociais e mídias locais é importante para que o cidadão brasileiro se posicione diante do novo governo”, afirma, para quem, independente de preferências partidárias de cada um, o movimento será uma forma de dar voz aos brasileiros, de modo que a participação na política possa ir além das urnas.

Backer Ribeiro Fernandes -  43 anos, paulista e comunicador. Doutorando e professor conferencista da ECA/USP, mestre pela Universidade Metodista de São Paulo, relações públicas formado pela Faculdade Cásper Líbero. Professor do curso de Relações Públicas da FAAP (SP) e da Pós-Graduação (Lato Sensu) em Comunicação Empresarial e Marketing Institucional da Universidade Metodista e da Universidade Braz Cubas. Diretor da Communità, consultoria especializada em comunicação para a sustentabilidade. Carta de um brasileiro é resultado de um projeto desenvolvido por Fernandes junto a outros comunicadores, que teve início em 2007.



Movimento popular vai levar carta de brasileiros à presidente eleita
08/11/2010

Caminhada parte de São Paulo em 21 de novembro e deve chegar a Brasília no dia da posse em 1º de janeiro

Desvinculada de partidos ou instituições oficiais, um grupo de brasileiros tomou a iniciativa de levantar as principais reivindicações e desejos de seu povo para levar à presidente eleita Dilma Roussef um documento intitulado “Carta de um brasileiro”.
O documento será entregue em Brasília, no dia da posse da nova presidente, em 1º de janeiro, pelo professor universitário de comunicação social, Backer Ribeiro Fernandes, que idealizou o projeto.

“A ideia foi criar um espaço para manifestação espontânea dos brasileiros, estabelecendo uma comunicação direta com o próximo governante”, explica.

Para elaboração do documento inicial, o IBOPE fez uma pesquisa, no período de 15 a 18 de outubro, com 2002 pessoas em 140 municípios brasileiros, com a pergunta: “Se você pudesse se encontrar com o presidente eleito por apenas 5 minutos, o que você pediria a ele para si mesmo?” Esta pesquisa de opinião pública em todo o território nacional levantou os principais “pedidos” do povo brasileiro ao futuro governante.

Ao levantamento inicial serão agora acrescidas as opiniões e manifestações dos internautas no site www.cartadeumbrasileiro.com.br. “O resultado da pesquisa e da consulta on line irá nortear o conteúdo da carta, constituindo-se num documento valioso que poderá contribuir com o planejamento das ações sociais do futuro governo”, comenta Fernandes.

A etapa agora é de mobilização para agregar valor à carta. Para que as pessoas possam se manifestar pessoalmente, Fernandes fará um longo percurso: parte a pé de São Paulo no próximo dia 21 de novembro, devendo chegar a Brasília no dia da posse da nova presidente. Serão 40 dias de caminhada (a uma média de 30 quilômetros por dia). Para enfrentar o desafio, o professor está passando por treinamento, supervisionado por médico, preparador físico e nutricionista. “Para quem não é um maratonista, é muito provável que surjam dificuldades físicas ao longo da caminhada”, conta. “Mas o esforço vale a pena, pois representa uma alternativa de participação popular na política nacional”. 

Durante a caminhada, Backer Fernandes será acompanhado por uma equipe de cinco profissionais que irão registrar em vídeo e postar informações e fotos no site do movimento, além de alimentar as redes sociais como Twitter e Facebook. “Esperamos que as pessoas se identifiquem com a proposta e se manifestem, criando uma nova cultura de participação”. 

Para Fernandes, o ponto alto do movimento é a possibilidade de dar visibilidade a diferentes perfis de um mesmo país. As informações que podem surgir de cada região, cidade, vão expressar tanto necessidades macro como micro, que podem ser aproveitadas por governantes e instituições mesmo após o término do projeto, pois os pedidos postados ficarão disponíveis no site. “Será uma oportunidade de utilizar a tecnologia como ferramenta para dar voz ao brasileiro”.  

Emprego é prioridade para o brasileiro – A pesquisa, disponível na íntegra no site, revela de imediato que a grande preocupação do brasileiro é com o emprego, apontado espontaneamente por 36% dos consultados, em todas as classes sociais, sexo, nível de escolaridade e região.

“O fato do emprego ser o top of mind dos desejos levanta uma questão muito importante, uma vez que a taxa de desemprego é a mais baixa quando comparada com a série histórica, algo em torno de 7 a 8%. Isso indica que o problema não está em encontrar emprego mas sim na qualificação do trabalhador, já que o Brasil está precisando e tem importado mão-de-obra qualificada”, explica Fernandes. Os dados obtidos estão, neste momento, sendo analisados pela equipe de apoio.

Sobre o idealizador do projeto – Backer Ribeiro Fernandes, 43 anos, é paulista e comunicador. Doutorando e professor conferencista da ECA/USP, mestre pela Universidade Metodista de São Paulo, relações públicas formado pela Faculdade Cásper Líbero. Professor do curso de Relações Públicas da FAAP (SP) e da Pós-Graduação (Lato Sensu) em Comunicação Empresarial e Marketing Institucional da Universidade Metodista e da Universidade Braz Cubas. Diretor da Communità, consultoria especializada em comunicação para a sustentabilidade. Carta de um brasileiro é resultado de um projeto desenvolvido por Fernandes junto a outros comunicadores, que teve início em 2007.